skip to Main Content

O isolamento e o mito da densidade

A lã mineral Volcalis é um produto à base de areia e ligante de origem biológica, fabricado em Portugal, com elevado desempenho térmico e acústico, resistente ao fogo e de fácil manuseamento. Fabricado com recurso à melhor matéria-prima e à utilização de tecnologias de ponta, este produto, de crescente procura no sector da construção, vem aumentar a vasta gama de soluções disponibilizadas pelas empresas do Grupo Preceram, e mais diretamente complementar os sistemas de placas de gesso da Gyptec Ibérica.

Devido à sua estrutura interna, a lã mineral Volcalis tem prestações semelhantes às das lãs de rocha, mas com menos densidade. Ou seja, com o mesmo desempenho acústico e térmico, a lã mineral Volcalis tem menos peso, é mais compressível e fácil de transportar e instalar do que as lãs de rocha. A densidade não é uma característica determinada ou declarada na normativa das lãs de isolamento, sendo que o que importa é o seu desempenho.

Térmica

A capacidade de isolamento térmico de um material homogéneo é declarada pela sua Condutibilidade Térmica. Quando falamos de materiais de espessura constante, o seu desempenho térmico é representado pela Resistência Térmica.

Esta define-se por:

em que:

Torna-se assim evidente que a densidade não é um parâmetro indicativo do seu isolamento térmico. Significa isto que comparando uma lã mineral de baixa densidade com uma lã de rocha de maior densidade (70 kg/m3), com iguais espessuras e condutibilidades térmicas, a sua resistência térmica será a mesma.

O recurso a isolamento em lã mineral Volcalis permite excelentes níveis de isolamento térmico com uma redução substancial do peso da solução.

Acústica

A prestação acústica das lãs minerais é caracterizada pela Resistência ao Fluxo de Ar (AFr) e ainda pelos Coeficientes de Absorção Sonora.

A Resistência ao Fluxo de ar traduz o atrito entre as ondas sonoras e as fibras da lã mineral. Uma lã mineral com uma estrutura muito aberta gera pouco atrito, e como tal permite a passagem das ondas sonoras. Produtos menos porosos geram maiores níveis de atrito, refletindo as ondas sonoras e promovendo assim a sua dissipação.

No entanto, para lãs de maior densidade, este efeito poderá ser penalizante, em particular quando estas se encontram inseridas em sistemas “Massa-Mola-Massa”. Neste tipo de sistemas, a lã funciona como um amortecer do som, reduzindo a ressonância das ondas sonoras. Para uma lã de alta densidade, este efeito de mola pode perder-se devido à maior rigidez do sistema, podendo ser prejudicial no isolamento de ondas sonoras de baixa frequência.

Outros parâmetros importantes para aferir as propriedades acústicas das lãs minerais são os Coeficientes de Absorção Acústica (αs), que são apresentados para as várias frequências do espetro e o Coeficiente de Absorção Sonora Ponderado (αw).
Um ótimo absorvente acústico terá um Coeficiente de Absorção Sonora Ponderado igual a 1. Este é mais um dos distintos atributos técnicos da lã mineral Volcalis, e que fazem deste produto um excelente material de isolamento que contribui para o conforto e para a eficiência acústica dos edifícios.

Back To Top