
Gyptec e Volcalis apoiam exposição: “The Future Is Now” – EXPO 2025 OSAKA
Preocupadas com a sustentabilidade ecológica, social e económica, 23 práticas sediadas em diferentes geografias de Portugal apresentam na primeira pessoa, uma ideia de futuro.
Intitulada “The Future is Now”, a exposição inaugura dia 2 de agosto no Pavilhão de Portugal da Expo 2025. 大阪・関西万博
A arquitetura nacional está em destaque em Osaka – Japão, e a Gyptec e a Volcalis estão uma vez mais ao lado da arquitectura na promoção do que melhor se faz em Portugal, continuando a apoiar e a levar a arquitetura portuguesa mais longe. Sempre com o intuito e compromisso de produzir produtos e soluções para um futuro mais sustentável, o Grupo Preceram continua a trabalhar lado a lado com os arquitetos.
É já no próximo dia 2 de agosto, que o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 recebe uma das suas principais exposições, a “The Future Is Now”. Uma exposição comissariada por Andreia Garcia que reúne 23 ateliers de arquitetura portugueses emergentes. O projeto propõe um olhar atento e comprometido sobre a nova geração de práticas arquitetónicas em Portugal.
A exposição coloca no centro do discurso curatorial uma arquitetura que se expande para lá das questões estéticas e pedagógicas. Através de uma abordagem documental imersiva, a exposição não só apresenta ideias e projetos, como dá voz às pessoas e processos que os sustentam.
Com realização de Andreia Garcia e fotografia de Bauti Godoy, do Canal 180, The Future Is Now é uma mostra cinematográfica e o contributo curatorial de Andreia Garcia para o Pavilhão de Portugal.
Design: and atelier
Organização: AICEP, Turismo de Portugal, Ministério da Cultura, Portugal Expo 2025, Expo Osaka
Apoio: Gyptec, Volcalis, Canal180, Panoramah
Parceiros Institucionais: Universidade da Beira Interior – UBI
Curadoria: Andreia Garcia
Andreia Garcia é arquiteta, curadora, editora, investigadora e professora universitária. O seu percurso define-se por uma prática de Arquitetura que amplia o cruzamento disciplinar com áreas complementares, numa era marcada por fortes avanços tecnológicos e uma eminente crise ecológica. Foi a curadora da Representação Oficial de Portugal na 18.ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023. Fertile Futures, onde discutiu e propôs estratégias para a gestão, reserva e transformação de água doce, problematizando a escassez e a gestão deste recurso, a partir da encomenda de modelos propositivos a jovens arquitetas e arquitetos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento. É professora de Projeto no curso de Arquitetura na Universidade da Beira Interior, onde é vice-presidente da Faculdade de Engenharia.

Pavilhão de Portugal
Alinhado com o tema principal da Expo 2025 em Osaka, “Designing Future Society for Our Lives”, que tem o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre como querem viver e ajudar a promover a criação de sociedades sustentáveis, Portugal é um dos 62 países, regiões e organizações que conta com um pavilhão na exposição.
O tema do Pavilhão de Portugal é “Oceano, O Diálogo Azul”. Interagir com o Oceano através da Arquitetura, Exposições e Gastronomia.
O pavilhão português, localizado na área Empowering Lives, segue os conceitos de sustentabilidade e economia circular, em conformidade com as melhores práticas técnicas e ambientais. Oferece uma experiência multimédia única e interativa com o objetivo de mostrar ao mundo a relação histórica do país com os oceanos, o conhecimento do Oceano Atlântico e as tecnologias inovadoras e inspiradoras que colocam Portugal na vanguarda de uma economia azul sustentável.
Encontre toda a informação sobre o evento em:
Pavilhão Portugal Expo 2025: portugalexpo2025.pt
Expo 2025 : www.expo2025.or.jp
