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Projeto de Internacionalização - 020876

Designação do projeto
020876 Atuação Competitiva em Mercados Internacionais

Código do projeto
POCI-02-0752-FEDER-020876
POCI-03-3560-FSE-020876

Programa operacional
PO CI

Entidade beneficiária
Volcalis – Isolamentos Minerais, S.A.

Objetivo temático
Reforçar a competitividade das PME

Prioridade de investimento
O desenvolvimento e aplicação de modelos empresariais para PME, especialmente no que respeita à internacionalização

Tipologia de intervenção
Internacionalização das PME

Data de aprovação
06/09/2016

Data de início
01/09/2016

Data de conclusão
28/02/2019

Custo total elegível
557.403,65 €

Apoio financeiro da união europeia
FEDER – 215.250,98 €
FSE – 47.440,89 €

Objetivos

Este projeto visa criar condições para que a Volcalis implemente uma estratégia de internacionalização da sua atividade de produção de lã mineral, desenvolvendo a notoriedade internacional da empresa e promovendo um crescimento progressivo e sustentado do seu negócio, corrigindo os pontos fracos associados à sua constituição recente, nomeadamente o insuficiente conhecimento de alguns mercados alvo, e a ausência de notoriedade.

Atividades

O investimento a realizar enquadra-se em várias tipologias de operações associadas à internacionalização:

1. Conhecimento dos mercados externos, a obter através do diagnóstico de internacionalização e da participação em feiras de referência internacional;

2. Prospeção e presença em mercados externos através de iniciativas de promoção a fim de potenciar a captação de novos clientes em mercados externos e da realização de estudos de mercado para a aquisição de informação sobre esses mercados;

3. Presença na Web através da economia digital, através da implementação de uma estratégia de marketing com forte recurso a novas tecnologias da economia digital, o que se traduzirá na aquisição de um portal de negócios e-commerce, com diversas funcionalidades inovadoras para a realização de negócios à distância de uma forma regular e para a realização de ações de promoção e divulgação;

4. Marketing internacional, através da aquisição de materiais promocionais diferenciados que englobarão catálogos e vídeos, em diversas línguas, e a aquisição de ferramentas de inbound marketing, chanel marketing, B2B marketing e email marketing, para divulgação e promoção da empresa e dos seus diversos produtos e serviços nos mercados internacionais onde pretende atuar;

5. Introdução de um novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas com a contratação de dois recursos humanos qualificados para a área comercial/marketing e para a área de gestão de processos. Iniciativa de prospeção afetos à estratégia de internacionalização e captação de novos clientes internacionais liderando todas as iniciativas de promoção da empresa em mercados internacionais.

Resultados esperados

1. Afirmação como empresa e marca de referência internacional no segmento da lã mineral;

2. Crescimento sustentado do volume de negócios e da rentabilidade da empresa, com obtenção de um rácio de exportações superior a 65%;

3. Obtenção de conhecimento sobre os mercados alvo e criação de notoriedade nesses mercados;

4. Estabelecimento de parcerias e angariação de clientes com vista à actuação em diversos mercados internacionais, nomeadamente em Espanha, em França, na Suécia, na Noruega e em Marrocos, comercializando lã mineral e outros produtos fabricados a partir deste material, destacando o respetivo contributo para o isolamento térmico e acústico;

5. Criação de um quadro de pessoal qualificado afecto à gestão das actividades de internacionalização da empresa.

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